segunda-feira, 18 de maio de 2009

Cães de loiça!!


Cães de LOIÇA!!!

Afinal qual é o objectivo deste culto tão estranho?

O que é que tem motivado o povo a coleccionar tais objectos?

Acho estranho este gosto!!!

Não consigo perceber porque é que se compra um objecto tão desprovido de serventia… senão vejamos!!!

Não guardam a casa….não nos vão buscar os chinelos…nunca vão buscar as bolas por mais que se atirem…não ladram, embora numa pesquisa que fiz, tenha descoberto que existem uns mais quitados que possuem essa função e podem ser facilmente comprados nos chineses por 3,50€…por mais que o proprietário chame ele nunca vem…não gostam de comer nada…não lambem os nossos pés…não se montam nas nossas pernas e a única porcaria que fazem é, quando lhes damos um biqueiro nos dentes, eles partem-se todos e ai temos que limpar…

A historia destes estranhos bibelôs intriga me desde os inícios do tempo… Após árduas horas de pesquisa não consegui descobrir grande informação sobre o tema….por isso vou dedicar as próximas linhas a tentar dissecar a origem destes canídeos!

Penso que terão surgido no século passado juntamente com o aparecimento de vários cantores pimba para colmatar a crise de brilhantina de 1985…

Surgiram como fiéis companheiros dos senhores tocadores de sanfonas e harmónicas que possuíam grandes bigodes farfalhudos e grandes entradas capilares…

Eram o ultimo grito da moda…Lembro me, com alguma nostalgia, de ver a serem empunhados com o maior dos orgulhos, pela equipa de Alfarrobas do Penedo Caído, grande vencedora de uma edição memorável dos jogos sem fronteiras…

Ou mesmo do  estranho caso do desaparecimento de 27 cães de louça e três galos de Barcelos da casa de José Castelo Branco…mais tarde veio-se a descobrir que afinal ele tinha penhorado a sua bela colecção para comprar um par de sapatos, duas tangas de leopardo e umas gilettes bic, pois tinha o sonho de ser Tatiana Romanov… A traveca que faz desaparecer lâmpadas com a boca e garrafões de 5 litros de vinho com o cú!!!!

Também se tornou comum, na comunidade emigrante, comprar Azulejos com escritos “Cuidado com o cão”para colocar na fachada das vivendas tipo “CHATEU” tipicamente portuguesas… e anexar um exemplar ladrante para afugentar possíveis larápios…

Em alguns casos, chegou-se a extremos de colocar Águias, Dragões, Leões ou mesmo estatuas do Cristo rei de braços abertos e com um prospecto dos jeovás numa das mãos…tudo isto para afastar gatunos…

Outros tempos….

Embora sejam uma espécie em vias de extinção, ainda é possível encontrar alguns em bom estado, lá prós lados de Monção….quer dizer…Melgaço… E como podem reparar na fotografia…Ainda hoje são empunhados com grande orgulho pelos proprietários…

Biba os Cães de Loiça…

3 comentários:

  1. Olha que belo dálmata de loiça.... Pensava ele que já tinha guardado durante muitos anos a entrada de uma casa algures para os lados da terra das gajas boas...e nem imagina o que lhe espera... ;) hehehehe
    Digam lá se não se sentem ameaçados e até entram com mais cuidado quando vos deparais com este trambolho no hall de entrada, hã? É para isso que eles servem... :)

    P.S.: Como vais tu desencantar personagens dessas, sr anacleto? E estou a falar da feliz proprietária da foto... ;)

    BEIJOSSSSSSS

    ResponderEliminar
  2. Mais uma vez em GRANDE!!!!
    Cães de loiça, esse clássico de Portugal!!
    Eu nunca tive nenhum... Lá em casa o povo não é dado a essas coisas....

    Lololololololololol!

    Veijussssssssss

    ResponderEliminar
  3. oi,

    tenho uma amiga que ta com a panca em ter um destes. queres vender? 3,50€

    ResponderEliminar